WRL

Snow Patrol regressam sete anos depois com “Wildness”

Grupo apresenta novo disco a 12 de julho no festival NOS Alive

Wildness”, o primeiro álbum em sete anos dos Snow Patrol, já está nas lojas. “Wildness” relaciona-se com algo bastante cru e primitivo, sendo que o líder e compositor Gary Lightbody diz sobre o álbum: “Existem várias formas de se ser selvagem, mas acho que o podemos dividir em duas: o lado selvagem da era moderna, com toda a sua confusão, ilógica e alienação e o lado selvagem mais antigo. Algo primitivo, vivo e belo que se relaciona com a nossa criatividade mais verdadeira, com as nossas paixões, os nossos amores, a nossa comunhão com a natureza e com o outro. Este álbum é sobre este lado selvagem. A sua perda. A tentativa de o recuperarmos e de nos lembrarmos dele.

Para assinalar o lançamento de “Wildness”, os Snow Patrol estrearam vídeos de vários temas, nomeadamente de “A Youth Written In Fire”, “Life and Death”, “Wild Horses” e “A Dark Switch”. Estes sucedem-se aos vídeos já revelados de “Empress”, “What If This is All The Love You Ever Get?”, “Life on Earth” e “Don’t Give In”.

Desde o seu álbum de estreia, “Songs for Polarbears” (1998), que os Snow Patrol têm somado várias conquistas comerciais e da crítica especializada, incluindo 15 milhões de álbuns vendidos em todo o mundo, mais de 1 mil milhão de streams a nível global, 5 álbuns Platina no Reino Unido, além de nomeações para os Grammys, BRIT Awards e Mercury Music Prize. Depois da digressão de “Fallen Empires” ter terminado em 2012, os membros da banda – que incluem ainda o multi-instrumentista Johnny McDaid, o guitarrista Nathan Connolly, o baixista Paul Wilson e o baterista Jonny Quinn – decidiram focar-se nos seus projetos individuais. Gary Lightbody continuou o seu trabalho com o projeto paralelo Tired Pony com membros dos Belle & Sebastian, R.E.M., Reindeer Section e Fresh Young Fellows e mudou-se para Los Angeles onde começou a compor canções para filmes (incluindo “This Is How You Walk On” do filme “Gifted”, de 2017) e para artistas mediáticos como Ed Sheeran, Taylor Swift, Biffy Clyro e One Direction. Fazer esta pausa nos Snow Patrol revelou-se uma fonte de inspiração e compor canções que não estavam, diretamente, ligadas à sua psique ajudou-o a ultrapassar aquilo a que Lightbody chama não tanto de um bloqueio criativo, mas um bloqueio da sua própria vida.

Siga a WRL

Videos, notícias e novidades do mercado da música. Ligue-se às nossas redes sociais.