WRL

Pixies lançam novo vídeo para “On Graveyard Hill”

Pixies

É o regresso de uma das bandas mais influentes do cruzamento da década de 80 e 90. Após três anos longe do estúdio, os Pixies estão de volta com o novo álbum “Beneath The Eyrie”, com data de lançamento prevista a 13 de setembro.

Foram três décadas marcadas por separações e momentos atribulados, a banda acabou por se separar em 2004 e “Beneath The Eyrie” é o terceiro álbum desde a reunião em 2014. Apesar das várias mexidas, a formação permanece praticamente inalterada desde a sua fundação, com Black Francis (voz/guitarra), Joey Santiago (guitarra) David Lovering (bateria) e Paz Lenchantin (baixo) que entrou para o lugar de Kim Deal.

“Beneath The Eyrie” nasce pela mão de contos sobre magia negra e relatos folclóricos de um livro antigo encontrado por David Lovering. O processo de divórcio por que passou Black Francis revelou-se também inevitavelmente fundamental para o processo criativo do disco, assumindo que existem mesmo temas sobre separação e relações falhadas. O álbum revela-se, de certa forma, mais sombrio que os anteriores, um registo apurado pela banda e que já pode ser pré-escutado no single “On Graveyard Hill” lançado no passado dia 3 de junho.

O vídeo de “On Graveyard Hill” é uma viagem alucinante a um território habitado por bruxas e magos, cartas de tarot e bolas de cristal, loucura e trepidação. Uma viagem ao infinito e uma homenagem ao cineasta Kenneth Anger, o vídeo filmado em Los Angeles foi criado e realizado por Kii Arens — que já fez vídeos para Devo e Queens of the Stone Age — e Bobbi Rich.

“Realizar um vídeo para um banda como os Pixies é uma grande honra, ainda mais quando me foi dada toda a liberdade artística para fazer o que eu quisesse. É esta liberdade que torna os Pixies uma banda tão especial.” — Kii Arens

“Beneath The Eyrie” não é apenas mais um álbum no percurso dos Pixies, gravitam outras novidades em torno da sua criação. Durante o mês de junho, a banda lançou “It’s a Pixies Podcast”, uma série de podcasts realizados pelo jornalista Tony Fletcher que documenta o processo de gravação em estúdio.

“Nos últimos anos, nós brincamos, brincamos e brincamos, mais do que no passado”, refere David sobre o percurso da banda nos últimos tempos, é possível que se sintam mais divertidos do que nunca, mas continuam a levar-se a sério quando chegam ao estúdio ou ao palco. O quarto episódio estreia globalmente esta Quinta-feira nas plataformas digitais Apple, Spotify, Acast, Stitcher e Google entre outras. Os episódios anteriores podem ser ouvidos aqui.

De recordar que a tour europeia de “Beneath The Eyrie” passará por Lisboa, no dia 25 de Outubro, no Campo Pequeno, onde certamente serão ouvidos alguns dos temas emblemáticos da banda como “Here Comes Your Man”, “Monkey Gone to Heaven”, “Debaser” ou “Where Is My Mind”.

Mais vistos

Share This